Notícias

XXV JOC aborda os diferentes caminhos da Odontologia


9 de setembro de 2022


Programação contou com palestrantes nacionais, internacionais e apresentação de trabalhos científicos. Foto: Caroline Oliveira

Sob o tema “Universalidade Odontológica: Explorando diferentes caminhos da Odontologia”, o Cesupa realizou a sua XXV Jornada Odontológica (JOC), no último final de semana (dias 3 e 4 de outubro), evento que reuniu estudantes e profissionais da capital e de outros estados, em torno de uma vasta programação voltada para o ensino, a inovação e a técnica. A 25ª edição da Jornada marcou também, a retomada do evento presencial, após dois anos de atividades virtuais, em função da pandemia da covid-19. 

Para a presidente da JOC, a estudante Marina Fadul, que cursa o 4º semestre de Odontologia, participar da organização do evento tem sido uma importante experiência acadêmica. “É muito gratificante ver tudo isso funcionar, com o apoio de uma grande equipe, por se tratar de um evento que os acadêmicos aguardam o ano inteiro. A escolha do tema também surgiu de uma necessidade apontada pelos estudantes em avançar em temas que são superficiais na Odontologia e em quais caminhos podemos atuar, além das clínicas e da cirurgia”, pontuou.

Palestrantes nacionais e internacionais abordaram, durante o evento, temas como "Odontologia baseada em evidências e o combate às fake news”, “O papel do cirurgião-dentista na Odontologia do Esporte”, “O mercado odontológico na Europa: perspectivas e realidades”, além de rodas de conversa multidisciplinares e de mais de 40 trabalhos científicos apresentados pelos congressistas. “A JOC teve um crescimento científico extraordinário, em apresentação, no nível de trabalhos, no número de participantes e em sua visibilidade. E a coordenação do curso vê toda a evolução de maneira positiva para a formação dos futuros cirurgiões-dentistas”, elogiou o coordenador do curso, professor Sílvio Menezes.

A Jornada contou ainda, com a presença de parceiros, expositores e a ação do “Copinho do Bem”, que estimulou a adoção de copos reutilizáveis, em substituição aos descartáveis.

Texto: Gisele Nogami
09 de setembro de 2022