Notícias

Ações do Setembro Amarelo levam informação para a comunidade interna e externa


22 de setembro de 2022


Ação preventiva dialogou sobre saúde mental e autocuidado, por meio de intervenção lúdica e interativa. Foto: Caroline Oliveira

Anualmente, diversos setores da sociedade participam do Setembro Amarelo, campanha criada pela Associação Brasileira de Psiquiatria em parceria com o Conselho Federal de Medicina e que tem como objetivo combater o estigma e compartilhar informações sobre o suicídio, contribuindo para sua prevenção. Com o tema “Setembro Amarelo: A sua vida importa”, o Cesupa realizará ações informativas e de acolhimento para a comunidade interna e externa, durante todo o mês de campanha.

Nos dias 15 e 16, os corredores de todas as unidades do Cesupa foram tomados por atividades que incentivaram colaboradores e alunos a escrever bilhetes, pular amarelinha e refletir sobre momentos que trazem alegria. “Esta é uma ação preventiva, com o objetivo de dialogar sobre saúde mental e autocuidado, por meio de intervenção lúdica, interativa e acolhedora estimulando a reflexão e mudanças na rotina nos âmbitos físico, psicológico, social e espiritual”, pontuaram as psicólogas do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), que coordenaram a ação.

Aluna do 2º período de Psicologia, Giovanna Mácola, fez questão de deixar um recado, em que se lia “Você é digno de amor”. “Existem momentos que estamos passando por uma situação difícil e acabamos nos maltratando, falando coisas ruins sobre nós mesmos. O meu bilhete é para lembrar quem estiver passando por algo assim, que todos nós podemos dar e receber amor e o valor que merecemos”, explicou.

Para a coordenadora do curso de Psicologia, professora Nilzabeth Coelho, o ingresso no ensino superior impõe grandes desafios e exigências que podem impactar diretamente na saúde mental dos estudantes. “A ideia é colocar holofotes sobre lugares mais obscuros e trazer possibilidades de auxílio e resolução de problemas que possam parecer impossíveis de serem resolvidos, em um primeiro momento. Precisamos lembrar que se existe vida, existe solução e, essa é a mensagem que queremos transmitir a toda a comunidade acadêmica”, ressaltou.

A programação completa do Setembro Amarelo no Cesupa, organizada pelo SAE, pela coordenação do Curso de Psicologia e pela coordenação do Curso de Enfermagem contou ainda com a palestra “A vulnerabilidade social da pessoa LGBTQIA+ e o suicídio”, no último dia 13 e com a palestra “Intervenção em tentativas de suicídio: O fenômeno suicídio visto e abordado de forma humanizada”, que aconteceu no dia 21, no auditório do campus Alcindo Cacela 2. A campanha encerra no dia 25, com a ação “Saúde Mental na Praça”, na Praça da República, a partir das 8h, em que haverá o serviço de orientação à população, sobre os locais de apoio psicológico existentes na rede de assistência.

Texto: Gisele Nogami
22 de setembro de 2022