Notícias

Clínica de Psicologia do Cesupa inaugura o plantão psicológico gratuito


3 de outubro de 2022


Como iniciativa de promoção da saúde mental, a Clínica de Psicologia do Cesupa iniciou os atendimentos do plantão psicológico gratuito, modalidade que oferece apoio emergencial e acolhimento em momentos de adversidade. O plantão é voltado para pessoas a partir de 18 anos, da comunidade interna ou externa, que estejam em situação de desconforto emocional, como por exemplo, a passagem pelo luto, conflitos familiares ou términos de relacionamento. Para ser atendido, não é necessário fazer agendamento prévio, basta visitar o campus Cesupa Nazaré, nos seguintes horários: terça-feira das 14h às 17h; quinta-feira das 08h às 12h e das 14h às 17h; sexta-feira das 08h às 12h.

Os atendimentos fazem parte das atividades da disciplina Extensão Comunitária II e são realizados por 74 alunos, do 8º período do curso de Psicologia. “Hoje, a saúde mental vem sendo cada vez mais discutida e as pessoas têm percebido a importância de ter um espaço para serem ouvidas. As pessoas que se encontram em desconforto emocional urgente podem aproveitar para conversar no plantão e serem acolhidas. Nestas situações, ser ouvido por profissionais é algo significativo que pode ajudar essa pessoa a organizar melhor as suas emoções”, explicou a professora Zakiee Hage, responsável pela disciplina.

Semelhante às sessões de psicoterapia, com duração aproximada de 50 minutos, o plantão psicológico se diferencia pelo caráter de urgência, podendo se estender por até três sessões, caso o paciente ainda sinta a necessidade de falar. “Por contar com a possibilidade de menos encontros, compreendemos que o plantão auxilia em questões emergenciais, oferecendo suporte e orientação inicial. Embora o plantão psicológico não seja, ainda, um espaço da psicoterapia convencional, ele oferece um apoio e, muitas vezes, é uma porta de entrada para a terapia”, frisou Zakiee.

Após os três atendimentos oferecidos pelo plantão, caso haja a necessidade ou se o paciente tiver interesse em iniciar a terapia, ele pode ser encaminhado para a rede de atenção psicossocial, nos serviços públicos de saúde, como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), ou para psicólogos parceiros que realizam atendimento com valor social. A previsão é que, a partir do próximo semestre, a Clínica de Psicologia do Cesupa passe a oferecer o serviço de psicoterapia, com sessões agendadas.

Serviço:
Atendimento psicológico gratuito de acolhimento e apoio emergencial
Horários: terça-feira das 14h às 17h; quinta-feira das 08h às 12h e das 14h às 17h; sexta-feira das 08h às 12h
Local: Campus Cesupa Nazaré (Av. Nazaré, 630, entre Rui Barbosa e Quintino Bocaiúva)
Mais informações: (91) 4009-2157 | clinicapsi@cesupa.br

Texto: Gisele Nogami
03 de outubro de 2022