Notícias

Cesupa é destaque no maior Fórum de Ensino Superior da América Latina


5 de outubro de 2022


Equipe do Cesupa participou de painéis e da maratona empreendedora

O Cesupa participou do maior Fórum de Ensino Superior da América Latina (FNESP), nos dias 29 e 30/09, em São Paulo. O evento, promovido pelo Semesp, está em sua 24ª edição e durante os dois dias de programação, abordou temas como tecnologias educacionais, transformação digital, aprendizado personalizado, modelos acadêmicos e engajamento, a partir da perspectiva da experiência do aluno no Ensino Superior.

No primeiro dia do evento, a coordenadora da Comissão Própria de Avaliação (CPA), professora Soanne Lira, esteve na apresentação do projeto de Autoavaliação Institucional do Semesp, construído colaborativamente pela rede de cooperação composta por 11 instituições de várias regiões do país, dentre elas, o Cesupa. O modelo é uma ferramenta inovadora para o aperfeiçoamento da gestão e qualidade dos serviços prestados para os estudantes e para toda a comunidade.

Já a aluna Mônica Silva, do 8º semestre de Engenharia de Produção, esteve no painel "Nós fomos ouvi-los: o que os estudantes pensam de sua vivência universitária?", em que estudantes de diferentes estágios da graduação falaram sobre suas vivências universitárias. Mônica apresentou algumas das experiências vivenciadas por ela, como a participação no Hackathon Smart Campus e no Florestas Inteligentes, além das ações desenvolvidas nos projetos do NIEJ e no Engenheiros sem Fronteiras.

“A sensação que eu tenho, com todas essas vivências, é como se fosse uma graduação paralela com tantos aprendizados e experiências. O Cesupa sempre teve essa essência de estimular o máximo de experiências fora da sala de aula, incentivar a nossa autonomia e que nós sejamos os protagonistas e o NIEJ representa exatamente isso, porque exige muita responsabilidade, já que lidamos diretamente com o mercado, com parceiros e a comunidade, o que nos prepara para o futuro profissional”, avaliou a futura engenheira.

Transformação - No segundo dia do FNESP, a professora e coordenadora de Projetos de Inovação do Cesupa, Suze Oliveira, compôs a mesa do painel “Tem IES fazendo diferente”, em que diferentes instituições compartilharam experiências com foco no engajamento dos estudantes. Durante a apresentação, Suze contou sobre sua trajetória na instituição e apresentou o META, Modelo Educativo de Transformação da Aprendizagem, proposto pelo Cesupa.

A iniciativa tem como objetivo desenvolver a formação integral do aluno, por meio de competências técnicas e socioemocionais, através de um portfólio de projetos reais que façam com que os estudantes também ampliem seu networking e protagonismo. Atualmente, o Modelo Educativo já é aplicado nos cursos de Administração e Engenharia de Produção e, a partir do próximo ano, será adotado pelos cursos de Odontologia e Engenharia de Computação.

“Entendemos que as competências técnicas e socioemocionais estão no mesmo nível de importância para o desenvolvimento do aluno. E quando falamos do networking, esperamos que ele consiga ampliá-lo, tanto na perspectiva da integração com as comunidades, quanto com outros alunos e com o mercado, exercendo o protagonismo, fazendo suas próprias escolhas dentro da instituição, para que ele também possa definir quais experiências quer vivenciar, além das que ele experimenta no curso”, explicou a coordenadora de Projetos de Inovação.

Maratona - Paralelamente à programação do FNESP, o professor Caio Fanha e os alunos Letícia Rodrigues de Engenharia de Produção e Emmanuel Dias de Administração participaram do HackLab FNESP. O evento é uma maratona empreendedora, com mais de 30 horas de duração, em que estudantes tiveram a oportunidade de desenvolver soluções para melhorar a experiência dos alunos nas IES e potencializar o engajamento dos mesmos. Ao final, foram apresentadas seis soluções aos gestores participantes do Fórum, e a equipe composta pelos alunos do Cesupa conquistou o terceiro lugar na competição.

Para o Reitor do Cesupa, professor Sérgio Mendes, "a substantiva participação do Cesupa no FNESP representa o reconhecimento à qualidade do projeto educacional desenvolvido na instituição, além de sinalizar que estamos trilhando um bom caminho em favor da formação integral dos estudantes", sublinhou.

Texto: Gisele Nogami
05 de outubro de 2022