Notícias

Programas de Residência Médica e Residência Multiprofissional realizam primeira fase de seus processos seletivos


23 de novembro de 2022


O Cesupa realizou no domingo (20/11), a etapa teórica dos processos seletivos para os programas de Residência Médica e Residência Multiprofissional 2023. Esta primeira fase contou com 424 inscritos, sendo 246 para a área médica e 178 para a área multiprofissional. Deste total, foram registradas 20 faltas (8,13%) de candidatos à Residência Médica e apenas oito faltosos para a Residência Multiprofissional (4,49%). Os gabaritos já estão disponíveis no site da instituição e, conforme preveem os editais, os resultados da etapa teórica de ambos os processos devem ser divulgados no dia 12 de dezembro.

Para esta edição, o programa de Residência Médica contemplou cinco especialidades de acesso direto, quais sejam Clínica Médica, Dermatologia, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina de Família e Comunidade e Pediatria; e as especialidades de Endocrinologia e Metabologia e Reumatologia que têm como pré-requisito a especialização em Clínica Médica. As provas teóricas foram compostas por 50 questões, valendo dois pontos cada.

As próximas etapas para as especialidades médicas consistem na avaliação curricular dos inscritos, que acontecerá entre os dias 15 de dezembro a 15 de janeiro, seguido de prova de habilidades específicas para os candidatos à Endocrinologia e Metabologia e Reumatologia, a ser realizado no dia 15 de janeiro.

Multiprofissional - O processo seletivo para a Residência Multiprofissional abrangeu as áreas de Neurologia e Atenção Básica/Saúde da Família, voltados aos profissionais de Fisioterapia, Enfermagem e Nutrição. Para este processo, as provas também foram compostas por 50 questões, subdivididas em 15 sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e 35 de conhecimentos específicos, totalizando o máximo de 100 pontos. A última etapa do processo para este programa consiste na análise curricular dos candidatos, que também será realizada entre os dias 15 de dezembro a 15 de janeiro.

Crescimento - “ Em comparação ao ano anterior, o número de inscritos cresceu 34,18% nos dois processos, saltando de 316 candidatos em 2021, para 424 inscritos em 2022, dados que refletem a qualidade e credibilidade dos Programas de Residência da instituição, revela o Professor João Paulo Mendes Filho, Vice-Reitor e Pró-Reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, o qual destaca, ainda, o elevado valor que os mesmos agregam à atmosfera acadêmica dos cursos da área da saúde, além de fomentar as parcerias institucionais “.

O resultado final dos processos seletivos deve ser divulgado até o dia 31 de janeiro, no site www.cesupa.br, e a matrícula dos aprovados deve ocorrer no dia 3 de fevereiro. O início das atividades para todos os programas será em 01 de março.

Texto: Gisele Nogami
23 de novembro de 2022