Notícias

Equipe do Cesupa recebe homenagem na Câmara Municipal de Belém


14 de dezembro de 2022


Foto: Divulgação da Pós-graduação em Direito

O coordenador da Pós-graduação em Direito do Cesupa, professor João Paulo Mendes Neto, recebeu a mais alta comenda do Poder Legislativo Municipal, a Medalha Brasão D’Armas de Belém. A homenagem ocorreu durante a sessão realizada no último dia 2, na Câmara Municipal de Belém, e foi proposta pelo vereador Matheus Cavalcante. A condecoração foi concedida em razão do destaque do grupo de pesquisa do Cesupa, que integram a Liga Acadêmica Jurídica do Pará (LAJUPA), durante o Tax Moot CARF, evento realizado entre abril e agosto de 2022.

O Tax Moot é uma competição acadêmica nacional, entre reconhecidos institutos e associações do Brasil, que propicia aprendizado e imersão no Direito Tributário. A edição em que a equipe do Cesupa participou foi voltada para simulações no ambiente do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais, e contou com representantes de instituições de todo o país, como Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP-DF); Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET-PUCRS); Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDConst-SP); Instituto Brasileiro de Direito Tributário (IBDT-SP) e Associação Brasileira de Direito Tributário (ABRADT-MG).

Para participar do evento, a equipe do Cesupa, composta por estudantes da graduação e da pós-graduação em Direito, fez uma longa preparação, o que garantiu o 4º lugar na competição. “Eu tive a oportunidade de integrar o CARF por dois anos, motivo de muita alegria para mim. Então, ver nossos alunos participando da competição e ocupando uma posição de destaque, desbancando instituições de renome, é motivo de grande alegria. Mais ainda, por receber este reconhecimento da Câmara Municipal. Mas, sem dúvidas, o meu maior presente é ver meus alunos em destaque, sempre buscando mais conhecimento. Isso sim é minha maior honraria”, disse o professor João Paulo Neto.

Os professores Carlos Schenato Júnior e Leonardo Norat, que coordenaram o grupo sob a orientação do professor João Paulo Neto, também foram homenageados e receberam a Diploma e a Medalha Vereador Clodomir Grande Colino, pelos relevantes serviços prestados em benefício do desenvolvimento da educação. Já os alunos que integraram a equipe do Cesupa foram agraciados com o Certificado de Sessão Especial em homenagem a competição Tax Moot Carf, entre eles, André da Costa Ericeira, Bianca Lorrane Noronha da Costa, Giovanna Brandão da Silva, João Pedro da Silva Jardim, Luis Alberto Corecha Monteiro, Maria Clara da Silva Castro, Mayara Pantoja Pombo, Matheus Medeiros e Fabrício de Moraes.

Texto: Gisele Nogami
14 de dezembro de 2022