Notícias

Egressas de Enfermagem recebem prêmio no I Congresso Regional de Enfermagem Obstétrica e Neonatal


3 de fevereiro de 2023


Flávia Neiva, Beatriz e Maria Eduarda apresentaram trabalho elaborado a partir de caso vivenciado na graduação. Foto: Divulgado pelas egressas

Um time de três egressas do curso de Enfermagem do Cesupa recebeu o prêmio “Ana Sheyla Falcão Modesto”, com a apresentação do trabalho científico “Relato de experiência sobre assistência de enfermagem à gestante com Diabetes mellitus gestacional”, durante o I Congresso Regional de Enfermagem Obstétrica e Neonatal, promovido pelo programa de Residência Obstétrica da Universidade Federal do Pará, no final do mês de janeiro. 

Elaborado pelas enfermeiras Beatriz Begot, Flávia Neiva e Maria Eduarda Alves, o banner apresentou a vivência das profissionais, durante a assistência de enfermagem à uma gestante que se encontrava internada em nível hospitalar, enquanto cursavam os estágios da disciplina Saúde da Mulher, durante o 6° semestre, ainda da graduação no Cesupa. 

“É uma honra termos sido premiadas, dentre tantos outros trabalhos relevantes. Apesar de parecer um tema comum do dia a dia, é sempre necessário um olhar atento à Diabetes Mellitus Gestacional. Receber essa premiação me deixa mais motivada a continuar contribuindo com minhas experiências e vivências com a comunidade científica”, disse Flávia.

Estímulo - Os graduandos de Enfermagem são incentivados, desde o ingresso no curso, a terem contato com a pesquisa e a produzirem trabalhos científicos. “Em 2021, o Grupo de Pesquisa da Enfermagem foi cadastrado no CNPq e, a partir de então, temos desenvolvido ainda mais projetos e discutido tais temas nas reuniões mensais do Grupo, no intuito de estimular docentes e discentes. O ingresso de professores com um perfil profissional voltado à pesquisa, nos últimos anos, também tem fomentado o trabalho de pesquisa no curso”, explicou a coordenadora do curso, professora Mariana Souza.

Foi graças a esta visão crítica aliada ao cuidado assistencial, que o grupo foi impulsionado a elaborar o trabalho premiado. “Desde o primeiro semestre aprendemos sobre normas científicas e como adequar o trabalho ao edital. Ao mesmo tempo, aprendemos a observar e atender o paciente de maneira integral e holística. Então, quando nos deparamos com esse caso, foi como um gatilho sobre a importância de produções científicas para a melhoria da assistência. Por este motivo, incentivo os estudantes a buscarem projetos de extensão, de iniciação científica, e todas as oportunidades que o Cesupa tem para ofertar, que poderá acrescentar no seu currículo. Esse é o momento para arriscar e experimentar!”, aconselhou Flávia aos calouros e veteranos.

Texto: Gisele Nogami
03 de fevereiro de 2023