Notícias

Cesupa realiza cerimônia integrada de conclusão para especialistas dos Programas de Residência Médica e Multiprofissional


1 de março de 2023


Orador da Residência Médica, Gabriel Maia, fez reflexão sobre a escolha da instituição para confiar sua formação. Foto: Caroline Oliveira

Na noite da última segunda-feira (27/02), o Cesupa celebrou a certificação de 35 profissionais concluintes dos Programas de Residência Médica e Multiprofissional, em cerimônia realizada no auditório do Campus Alcindo Cacela 2. Ao todo, foram certificados 23 especialistas em Clínica Médica, Dermatologia, Endocrinologia e Metabologia, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina de Família e Comunidade, Medicina Intensiva, Pediatria e Reumatologia, do Programa de Residência Médica; e 12 especialistas em Atenção Básica/Saúde da Família e Neurologia, do Programa de Residência Multiprofissional.

A sessão solene contou com a presença do Vice-reitor do Cesupa e Pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, professor João Paulo Mendes Filho; da coordenadora da Comissão de Residência Médica, professora Cybelle Pereira; do coordenador da Comissão de Residência Multiprofissional, professor Leonardo Costa; da coordenadora do curso de Medicina, professora Milena Caldato; e da coordenadora do Núcleo de Educação Permanente da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (NEP/SESMA), Silvia Gatti Norte.

Em sua fala, o orador da Residência Médica e, agora, especialista em Medicina de Família e Comunidade Gabriel Nogueira Maia, fez uma reflexão sobre a escolha pelo Cesupa como instituição para confiar sua formação, abordou a preparação para tornar-se médico e as responsabilidades adquiridas a partir desta decisão. Egresso do curso de Medicina do Cesupa e 1º lugar da turma, Gabriel também discursou sobre aprendizados na graduação e na especialização, além de fazer um agradecimento aos familiares, colegas e professores.

A especialista em Neurologia e representante dos concluintes da Residência Multiprofissional, Larissa Luz Sulzbach fez a leitura de um trecho da Bíblia e, igualmente, fez um agradecimento especial aos preceptores, aos pais e aos colegas pertencentes ao Programa de Residência. A fisioterapeuta também relembrou as situações vividas durante a especialização e toda a trajetória até a conclusão do curso.

Homenagens e reconhecimento - Durante a cerimônia, os preceptores externos, supervisores e coordenadores de Programas receberam homenagens e certificados pela contribuição para a formação dos especialistas. As instituições parceiras do Cesupa, que cedem seus espaços para cenários de prática dos residentes, também foram reconhecidas. Dentre as presentes, a SESMA, representada por Silvia Gatti Norte; o Hospital Ophir Loyola, representado por Diego Alcântara; o Hospital Adventista de Belém, representado por Cristina Monte; e a Dimagem, representada por Diego Moura. Logo depois, foi a vez dos residentes receberem os certificados, que os consagram especialistas nas áreas escolhidas.

A coordenadora do curso de Medicina, professora Milena Caldato, reforçou a importância dos profissionais optarem por seguir Programas de Residência, mesmo diante da desobrigação em fazê-lo. “No passado, era quase inadmissível, na Medicina, sair sem uma residência. Hoje, vemos muitas pessoas dizerem que não vale a pena seguir este caminho. Vendo o entusiasmo dos oradores e das famílias aqui presentes, eu digo que vale a pena a oportunidade de aprofundar conhecimentos e a formação em serviço. Fico honrada de ver esses jovens concluindo as suas especializações e o comprometimento de todos os preceptores, e feliz em saber que estamos contribuindo para entregar à sociedade tão valorosos profissionais ”, enfatizou.

A coordenadora da Comissão de Residência Médica, professora Cybelle Pereira, destacou o compromisso do Cesupa em dar continuidade aos Programas de Residência e agradeceu a confiança depositada pelos concluintes na instituição. “Diferentemente da graduação, que conta com o provimento dos alunos para manter o curso, na Residência Médica não é assim. E é por acreditar na especialização, com selo de qualidade, que a instituição continua fazendo o movimento de manter todos os oito Programas de Residência ativos. E tudo isso nos deixa muito felizes. Por este motivo, o sentimento e a palavra que resume o dia de hoje só pode ser a gratidão”, reforçou.

Já o coordenador da Comissão de Residência Multiprofissional, professor Leonardo Costa, em sua fala, exaltou o trabalho em conjunto realizado com várias instituições de saúde, preceptores e supervisores, e o crescimento do número de participantes nos processos seletivos para ingresso nas Residências do Cesupa. “A Residência Multiprofissional teve início em 2017 em uma jornada incansável da instituição e, desde lá, tanto o Programa Multi como o Programa de Residência Médica vêm crescendo no número de inscritos, o que demonstra a credibilidade dos nossos Programas, independente das dificuldades. Vê-los concluindo essas 5.760 horas de residência hoje, é uma grata satisfação”, pontuou.

A coordenadora do NEP/SESMA, Sílvia Gatti, ao expressar a honra e satisfação em poder participar do evento, também agradeceu ao Cesupa pela cooperação e reforçou a permanente disposição da Secretaria Municipal de Saúde na continuidade da parceria, inclusive já consolidada pelo COAPES - Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde.

O Vice-reitor e Pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, professor João Paulo Mendes Filho, parabenizou, cumprimentou e agradeceu aos concluintes, coordenadores e parceiros dos Programas de Residência, reforçando a magnitude da sessão solene para a instituição. “Este é um momento de imensurável grandeza para o Cesupa, que atesta seu real compromisso para a formação da assistência qualificada em saúde para nossa sociedade. Cabe, no presente contexto, oportuna referência. Nos primeiros anos do curso de Medicina, o Cesupa projetou o Centro de Especialidades Médicas - CEMEC, grande espaço para atendimento multidisciplinar e de apoio diagnóstico, 100% SUS, que agrega alunos de graduação, residentes e especializandos de distintas carreiras da saúde, próprios e de outras IES. O Cemec representa, efetivamente, nossa contribuição para o tripé ensino - assistência - comunidade e as residências têm um papel fundamental na manutenção dessa rica atmosfera, ao proporcionar convívio diário com os alunos de graduação. Revela-se, portanto, a importância que consignamos a esse momento e o melhor presente que o Cesupa pode receber, a partir de agora, é ouvir o melhor de cada um de vocês”, concluiu o Vice-reitor, encerrando a cerimônia.

Texto: Gisele Nogami
01 de março de 2023