Estudantes de Publicidade e Propaganda apresentam projetos em Seminário Integrado do curso
24 de maio de 2023
Estudantes do 7º período desenvolveram três projetos de negócios de impacto para o Movimento de Mulheres das Ilhas de Belém. Foto: Caroline OliveiraEntre os dias 16 e 19 de maio, os alunos de todos os semestres do curso de Publicidade e Propaganda exibiram os resultados das atividades integradas elaboradas ao longo do semestre, no Seminário Integrado do curso. Abrindo a programação da semana, os estudantes do 1º período apresentaram estratégias de marketing para divulgação da empresa Amazonique, que produz sucos e bebidas com frutas regionais. Já os graduandos do 5º semestre divulgaram peças gráficas, elaboradas no 1º bimestre, e ensaios fotográficos, do 2º bimestre, sob o tema "rostos urbanos".Aos estudantes do 7º período, coube uma atividade pensada para o desenvolvimento de negócios de impacto, para as associadas do MMIB (Movimento de Mulheres das Ilhas de Belém), comunidade que tem recebido várias ações de outros cursos da instituição, durante este semestre. Com sede em Cotijuba, a associação apoia as produtoras locais, promovendo ações de manejo sustentável de produção orgânica da priprioca e hortaliças; produção de biojoias, confeccionadas com sementes coletadas na Ilha, e papel artesanal, feito com fibra da bananeira e priprioca.Os trabalhos apresentados reúnem as disciplinas de Empreendedorismo em Comunicação, Marketing no Ambiente Digital e Comportamento do Consumo e do Consumidor e iniciaram em fevereiro, com a visita à comunidade para conhecer as oportunidades de negócios, seguido da realização de pesquisas de opinião, para entender as preferências dos consumidores frente aos produtos e serviços a serem ofertados.“Um dos diferenciais do projeto é que eles aprenderam todas as etapas técnicas da modelagem de um negócio, como a construção e o posicionamento de marca, mas, o mais significativo é que eles endereçaram o projeto para alguém, o que gerou propósito e engajamento para eles, assim como plantamos uma semente sobre o empreendedorismo na Amazônia, com foco na floresta em pé”, explicou a professora Daniela Gaspar, responsável pela disciplina de Empreendedorismo em Comunicação.Para a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, professora Erika Oikawa, os Projetos Integrados permitem o desenvolvimento de inúmeras soft skills, tão solicitadas pelo mercado de trabalho. “Os alunos do 7º período apresentaram viabilidades, levando em conta o contexto social e econômico cultural da comunidade, e pensaram estratégias de negócio que vão além do lucro, mas, que consideram, principalmente, o retorno sustentável para as associadas. Além disso, como o cerne do curso é a aprendizagem baseado em projetos, ela nos permite desenvolver não somente as competências técnicas, como também, as habilidades específicas dos futuros comunicadores, como a liderança, o trabalho em equipe, a atitude empreendedora e a proatividade”, pontuou.Negócios - Entre os modelos de negócios apresentados, estavam a produção e divulgação do hidromel, uma bebida alcoólica feita a base de mel; a criação de uma marca para a ampliação das vendas de biojoias que já são produzidas pelas associadas; e a elaboração de roteiros turísticos com parcerias para rede hoteleira e restaurantes, com o de ampliar o número de visitantes na ilha. O projeto embrionário de produção de hidromel, feito pelos apicultores da região, chamou a atenção do grupo do estudante Victor Oliveira.“Alguns pequenos apicultores já trabalham com o produto e as dificuldades eram a produção em larga escala e a conexão entre eles e o mercado. O nosso projeto é ser a ponte entre eles, mostrar como fazer o negócio girar. E os aprendizados foram muitos, na questão de gerenciamento do negócio, do funcionamento, da logística. Acho que o mais importante que levo para mim, na questão dos negócios de impacto é entender que eles são viáveis e como beneficiam a comunidade e quem cria, que fomos nós”, frisou.Os projetos foram apresentados e aprovados pelo representante da MMIB, o associado Jeziel Fernandes. “Todos os trabalhos foram bons e podem nos ajudar a divulgar o que é produzido na associação. Estamos esperando os alunos na comunidade, para apresentarem, tirarem as dúvidas e nos ajudarem a colocar em prática”, finalizou.Texto: Gisele Nogami24 de maio de 2023