Notícias

Mostra de Tecnologias em Saúde apresenta 37 trabalhos científicos


17 de novembro de 2023


Foto: Lumy Yamada

O Campus José Malcher abriu as portas para receber a II Mostra de Tecnologias em Saúde, realizada na última sexta-feira (10/11). O evento reuniu 37 projetos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia e, neste ano, contou com um diferencial, que foi a inclusão de trabalhos produzidos pelos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação e Engenharia de Produção, relacionados à área da saúde.

Um dos trabalhos que chamou a atenção era o “NaninhaCalm”, um tipo de brinquedo feito em tecido, para ajudar bebês prematuros, que precisam ficar internados, a se sentirem seguros e confortáveis em incubadoras das maternidades. Diferente dos que já existem no mercado, a ideia do dispositivo desenvolvido pelas alunas de Enfermagem Joquebede Oliveira, Sandy Pimentel e Clara Liz, possibilita à mãe gravar um áudio de até 30 segundos, para que o bebê possa ouvir a sua voz. 

“Somos apaixonadas pela Pediatria e a ‘Naninha’ surgiu como uma forma de acalentar o bebê em seu primeiro contato com o mundo externo. Existem na literatura muitas comprovações da importância do contato da criança com o cheiro, o corpo e a voz da mãe que colaboram para que a criança se acalme e evolua em seu quadro. Apresentar o projeto na Mostra nos ajudou a ver os pontos em que a ‘Naninha’ pode melhorar, como a questão do volume da voz no gravador, já que o tímpano do bebê é mais sensível”, explicou Joquebede. 

Outro trabalho que despertou interesse dos visitantes foi o “Seen”, um dispenser inteligente de medicamentos, controlado por aplicativo que pode ser instalado no celular, para gerir a disponibilização de medicamentos à distância, nos horários e doses recomendadas. Idealizado por estudantes dos cursos de Engenharia de Produção e Ciência da Computação, o dispositivo ainda está na fase de prototipação, como explicou o aluno Stenio Botelho, do 2º semestre de Computação. 

“O nosso objetivo é que os alunos de Produção executem a construção do dispenser e nós, da Computação, façamos o hardware para conectar o aplicativo ao dispensador. Atualmente, estamos na fase de criação de telas de login e de verificação do humor do usuário no aplicativo, e pretendemos que ele possa ser utilizado em breve. Para mim, que já faço parte do GETA (Grupo de Estudos em Tecnologia Assistiva do Cesupa), em que trabalhamos com aplicativos voltados para a saúde, apresentar o nosso projeto na Mostra, é uma experiência muito legal”, frisou Stenio. 

Integração - Um dos diferenciais desta edição da Mostra foi a apresentação de trabalhos integrados, que envolvem dois ou mais cursos da instituição, de diferentes áreas, como é o caso do “Seen”. “Entendemos que este é o momento dos cursos da saúde se conectarem com os de outras áreas e juntos, mobilizarem os conhecimentos que aprendem na teoria, para tentarem resolver um problema real”, frisou a professora Daniela Gaspar, coordenadora do curso de Nutrição e uma das organizadoras do evento.

Para a coordenadora, o aumento da participação dos alunos se deve não só ao incentivo à produção científica, por parte dos professores e da instituição, mas, também, porque os acadêmicos percebem um potencial de aprendizado ao desenvolver projetos. “Todas as soluções que eles desenvolveram são para resolver problemas que eles identificaram em pessoas, na comunidade. Pensar em uma solução não apenas pela obrigatoriedade da nota, mas para uma pessoa, dá mais engajamento para criar um produto feito com muito primor, como os que apresentaram na Mostra”, reforçou.

Os trabalhos foram avaliados por cinco jurados técnicos, que elegeram o "Modelo base de uma triagem sensorial infanto-juvenil a partir de conceitos da neuroarquitetura", elaborado pela discente Fernanda Queiroz Tocantins, sob orientação do professor Paulo Dantas, do curso de Arquitetura e Urbanismo, como destaque do evento. Em segundo lugar, ficou o trabalho "Produção de um folder sobre lesão por pressão como guia para a comunidade", do curso de Enfermagem. Já em terceiro, dividiram a posição os trabalhos "Podcast como recurso para orientação de pais sobre estilos parentais", de Psicologia, e "Elaboração de um instrumento de auxílio ao desenvolvimento neuropsicomotor de crianças atendidas em uma unidade básica de saúde de Belém (PA)", de Fisioterapia. A programação encerrou com a palestra “Desenvolvimento de soluções inovadoras em saúde”, ministrada pela professora Kátia Omura, da Universidade Federal do Pará.

Texto: Gisele Nogami
17 de novembro de 2023