Notícias

Simpósio de Nutrição coloca em pauta o envelhecimento e a longevidade saudável


7 de junho de 2024


Programação reuniu profissionais de várias áreas da saúde para abordar diversas perspectivas do envelhecimento saudável. Foto: Lumy Yamada

Nos dias 06 e 07 de junho, o Cesupa realizou o VII Simpósio de Nutrição Clínica e o III Simpósio de Nutrição Esportiva, no campus José Malcher. A programação, que reuniu profissionais e estudantes do Centro Universitário e de outras instituições, promoveu debates científicos sobre o tema “Envelhecimento e Longevidade”, tanto da área da Nutrição Clínica quanto na Esportiva.

Muito aguardado pelo público interno e externo, desde o ano passado, o evento tem atingido recordes de inscrições e submissões de trabalhos científicos. Em 2024, os números seguem em curva ascendente: são 12 palestrantes, 120 participantes, 25 trabalhos científicos em formato banner apresentados e uma comissão organizadora composta por sete professores e dez alunos de vários semestres do curso de Nutrição.

“O Simpósio propõe discutir, através de evidências científicas, tudo que existe de mais atual na Nutrição e as inscrições deste ano, encerraram em tempo recorde, o que nos confirma que a cidade se prepara para receber o evento. Fazemos questão que o Simpósio seja aberto à comunidade, por acreditarmos que o intercâmbio entre pessoas com realidades e pensamentos diferentes propiciam a mudança. Pode ser que daqui, saia uma parceria de estágio, de TCC interinstitucional, acreditamos nessas trocas, para avançarmos na Nutrição”, disse a coordenadora do curso, professora Daniela Gaspar.

Temática - Nesta edição, os simpósios tratam da temática do envelhecimento e da longevidade e, toda a programação, que contou com a participação de profissionais de diversas áreas da saúde, que abordaram as diversas perspectivas sobre o amadurecimento de forma saudável, entre eles, a nutricionista Vanessa Lourenço, o farmacêutico André Eluan, a médica Camila Moretti, o educador físico Odilon Abrahim e a nutricionista Stefania Costa.

“A expectativa de vida da população está aumentando e, consequentemente, as pessoas estão envelhecendo. O ideal é que esse envelhecimento seja saudável e acompanhado por uma equipe multidisciplinar. Por este motivo, convidamos profissionais de várias áreas da saúde, que abordem a longevidade com foco na Nutrição, para que agreguem conhecimento. Participando de eventos como esses, os estudantes conseguem entender o link que existe entre todas as disciplinas e têm a oportunidade despertar para as áreas de atuação que pretendem seguir, depois de formados”, explicou a professora Sandra Figueiredo, uma das organizadoras do evento. 

Uma das integrantes da comissão e estudante do 5º período do curso, Monique Araújo acredita que a participação em eventos como o Simpósio fortalecem o aprendizado adquirido na sala de aula. “Participar da comissão é uma vivência que ajuda a ter mais responsabilidade e desenvolver habilidades como produzir materiais, além da oportunidade de ampliar o meu círculo já que estou acompanhando direto os participantes e os palestrantes. Eventos como esse me ajudaram a adquirir muitos conhecimentos, especialmente na área Clínica, que eu gosto bastante, e todas as palestras nos dão algo que eu posso levar para minha vida e para as pessoas que me cercam, como a minha família”, avaliou.

O evento contou com o apoio dos parceiros Personale, Pangostoso, Nestlé Health Science, Nutrix, Puro Natural, Mantercorp Farmasa, Blaus, Center Nutrition, Tia Sônia, Nutrify, Grupo Pesquisas e Publicações, Pizza do Fábio, Doces da Difofó e Brotos cozinha saudável.

Texto: Gisele Nogami
07 de junho de 2024