Notícias

Grupo de Pesquisa promove mesa-redonda e lançamento do livro de autoria do professor Felipe Mendes


2 de julho de 2024


Mesa-redonda “Negociação coletiva: discussões atuais”, com participação dos professores do Cesupa e convidado. Foto: Lumy Yamada

A Especialização em Direito Material e o Grupo de Pesquisa Trabalho Decente promoveram, na última quinta-feira (27), a mesa-redonda “Negociação coletiva: discussões atuais”, com participação do professor José Cláudio Monteiro de Brito Filho e do professor convidado Antonio Carlos Aguiar, membro titular da Academia Paulista de Direito do Trabalho e da Academia Brasileira de Direito do Trabalho. O evento também marcou o lançamento do livro “Os obstáculos ao desenvolvimento da negociação coletiva”, de autoria do professor Felipe Mendes.


Fruto da tese de doutorado do professor Felipe Mendes, o livro aborda questões históricas e atuais, que representam entraves ao florescimento da negociação coletiva no Brasil, além de apontar caminhos para solucionar esses entraves. “No meu trabalho como advogado, tenho estado à frente de muitas negociações coletivas, então, o livro também traz uma abordagem muito prática, que é um caminho que temos buscado seguir na Pós-graduação em Direito do Trabalho do Cesupa, para preparar nossos alunos para solucionar situações que envolvem relações coletivas. Apesar de o livro ter uma densidade teórica, ele reúne muitos aspectos práticos que podem auxiliar, inclusive, na atuação dos profissionais que procurarem a obra”, explicou o autor.


Para o coordenador adjunto do Programa de Pós-graduação do Cesupa e coordenador do Grupo de Pesquisa Trabalho Decente, professor José Cláudio Monteiro de Brito Filho, o lançamento da obra representa uma conquista institucional. “É uma honra profissional e pessoal apresentar o livro que não é apenas do Felipe ou do Grupo de Pesquisa, mas, é do Cesupa. A instituição tem produzido diversos exemplos, e o Felipe se destaca no que diz respeito à produção acadêmica”, elogiou.


Emocionado, o Reitor do Cesupa, professor Sérgio Mendes, celebrou a publicação da obra. “Esse é um momento para celebrar os grupos de pesquisa, o curso de Direito que comemora seu jubileu de prata, a pós-graduação stricto sensu, o nosso Mestrado que já completa 10 anos e o Doutorado recentemente aprovado pela CAPES, o conjunto do trabalho que é feito com empenho e dedicação por múltiplas pessoas. O Felipe merece essa conquista que é resultado de muito empenho e luta. Nós nos emocionamos e celebramos como pai, como avô, como Reitor e é impossível não lembrarmos do nosso Eterno Reitor, avô do Felipe, que está presente, de alguma forma, e que tinha um apreço pelas palavras”, disse. 


O livro “Os obstáculos ao desenvolvimento da negociação coletiva” é uma publicação da editora LTr. Para acessar uma parte da obra, visite o site.


Texto: Gisele Nogami
02 de Julho de 2024