Siga            
Início » SAE
SAE - Serviço de Apoio ao Estudante

 

A vivência enquanto universitário é um processo que ultrapassa o conteúdo acadêmico - inclui a relação com os professores, com os colegas e todas as demais questões pessoais. Com o objetivo de favorecer o seu sucesso nessa jornada, o CESUPA oferece agora ao seu corpo discente o Serviço de Apoio ao Estudante (SAE).

Os objetivos principais do SAE são:

  • Favorecer o desenvolvimento do jovem/adulto em seus aspectos biológicos, psicológicos, sociais e acadêmicos;
  • Minimizar as dificuldades que estejam comprometendo ou impedindo seu desenvolvimento pessoal e acadêmico;
  • Facilitar as relações grupais no contexto de sala de aula;
  • Acompanhar a evolução do aluno desde sua entrada na universidade até a preparação para a inserção no mercado de trabalho;

Para tal, o SAE funciona nas unidades da instituição, de acordo os horários abaixo:

Psicóloga Kelly de Cássia Peixoto de Oliveira Silveira
Campus Alcindo Cacela 1 - Av. Alcindo Cacela n.1523
Campus Nazaré - Av. Nazaré, n.630
Contato: 996035761
Horário de atendimento: segunda a sexta: 08h às 12h - 14h às 16h

Psicóloga Amanda Serrão Pinheiro

Campus Alcindo Cacela 2 - Av. Alcindo Cacela n.980  
Contato: 987053802
E-mail: amanda.pinheiro@cesupa.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, das 9h às 13h

Psicóloga Mariene Casseb
Campus Alcindo Cacela 2 - Av. Alcindo Cacela n.980
Contato: 988483192
E-mail: mariene.casseb@cesupa.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, das 15h às 19h

Psicóloga Wandria de Andrade Mescouto
Campus João Paulo do Valle Mendes - Av. Almirante Barroso n.3775
Contato: 988636443
E-mail: wandria.mescouto@cesupa.br  
Horário de atendimento: segunda e quinta, 14h às 18h, terça, quarta e sexta 08h às 12h

Psicóloga Jenifer Léda Muniz Moreira
Campus José Malcher - Av. Gov. José Malcher n.1963
Contato: 988998159
E-mail: jenifer.moreira@cesupa.br
Horário de atendimento: segunda e quinta, 13h às 17h; terça, quarta e sexta, 9h às 13h

 


ATIVIDADES

Como solicitar atividades?
Qualquer uma das atividades pode ser solicitada por alunos, docentes e/ou Coordenadores de Curso, respeitando o público alvo previsto e a agenda de compromissos do SAE.
Estamos sempre à disposição para atendê-lo, mas quando possível, procure agendar previamente.

Atendimentos Individuais
Proposta: Alunos que precisem de ajuda quanto a questões sociais, pessoais e/ou pedagógicas podem ser atendidos individualmente pelas psicólogas do SAE, resguardando o sigilo dos atendimentos.
Público alvo: Alunos do CESUPA.

Intervenção em Sala
Proposta: Considerando o aspecto social do aprender, o relacionamento intragrupal e o comportamento do grupo podem ser fatores facilitadores ou dificultadores do processo de aprendizagem. O SAE propõe intervenções em sala de aula, de caráter reflexivo, auto-avaliativo e/ou integrador.
Público alvo: Turmas com dificuldades de relacionamento ou condutas prejudiciais ao aprendizado.

Apresentação de Trabalhos Orais
Proposta: Contribuir com aspectos emocionais, didáticos e posturais da apresentação de trabalhos orais, a partir das especificidades de cada grupo de alunos.
Público alvo: Turmas em vias de apresentar trabalhos importantes ou com dificuldades para tal.

Consciência Profissional
Proposta: Contribuir com o processo de inserção no mercado de trabalho debatendo temas como tomada de decisões, preparação de currículo, pós-graduação e habilidades sociais no trabalho.
Público alvo: Turmas concluintes.

Relação Interpessoais
Proposta: Orientar e treinar habilidades cruciais à constituição de uma relação positiva (dizer “não”, lidar com críticas/elogios, dar opinião etc.).
Público alvo: Turmas com dificuldades de relacionamento interno ou com os professores.

Planejamento e Estudo Produtivo
Proposta: Auxiliar os alunos a planejarem adequadamente seus horários e atividades e a desenvolverem técnicas de estudo produtivas que contribuam com a eficácia do processo de aprendizagem, através de textos, atividades e orientações pessoais.
Público alvo: Turmas ou grupos de alunos cuja dedicação é superior ao desempenho usualmente obtido.