Siga            



Biblioteca José Malcher

1. Caracterização

O Sistema Integrado de Bibliotecas do Centro Universitário do Estado do Pará (SIBIC/CESUPA) é constituído pelas bibliotecas universitárias dos campi: Alcindo Cacela – ARGO, Alcindo Cacela – Escola de Direito, José Malcher, Nazaré e do Campus Dr. João Paulo do Valle Mendes com a missão de promover o funcionamento sistêmico em rede das bibliotecas, facilitando o acesso à informação presencial e virtual à comunidade acadêmica, contribuindo para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão do CESUPA.

A biblioteca do campus José Malcher atende aos cursos de Arquitetura, Enfermagem, Engenharia Civil, Fisioterapia, Odontologia e Psicologia. É de livre acesso e circulante. Presta serviços à comunidade universitária interna da Instituição e à comunidade externa pela disponibilização do seu acervo por meio da consulta, atendendo as necessidades de informação presencial e virtual.

Os serviços disponíveis aos usuários são: consulta local; catálogo online para pesquisa à base do acervo das bibliotecas, com acesso local e remoto; acesso ao website do SIBIC; acesso local e remoto, 24h às fontes de pesquisa online; acesso ao Portal de Periódicos da Capes; empréstimo domiciliar; renovação e reserva de livros presencial e online; orientação na normalização de trabalhos acadêmicos; elaboração de dados internacionais de catalogação na publicação de trabalhos acadêmicos defendidos na CESUPA e de obras editadas pela Editora CESUPA; orientação ao usuário quanto à recuperação da informação; levantamento bibliográfico; comutação bibliográfica; alerta de periódicos; palestras, visitas orientadas e treinamentos quanto ao uso e recursos informacionais das Bibliotecas do SIBIC/CESUPA; orientação e treinamento quanto ao uso e recursos de bases de dados referenciais e texto completo, de acesso livre e restrito; serviços de mensagens online e ouvidoria via internet, por meio do Coordenador, Professor e Aluno Online. Além desses serviços os professores e alunos podem usufruir de todos os serviços nas demais bibliotecas do SIBIC/CESUPA.

2. Horário e Endereço
O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira de 7h30 às 20h, ininterruptamente, e sábado de 8h às 12h.
Av. Gov. José Malcher, n. 1963 Bairro: São Brás
CEP: 66060-230 Belém – Pará – Brasil
Tel.: (91) 4009-9125 / 9136
E-mail: biblioteca-jm@cesupa.br

3 Acervo de livros e periódicos

O acervo é formado por livros, periódicos, trabalhos de conclusão de curso de graduação (TCs), dissertações, teses, obras de referência, nos suportes impresso, digital e online.

Atualmente, o acervo físico total das bibliotecas é constituído de 30.596 títulos com 100.051 exemplares (até 31 de dezembro de 2019) incluindo todos os tipos de materiais informacionais como: livros, periódicos impressos, CDs, DVDs, trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses e outros. A instituição possui acervo virtual com um rico conteúdo de livros e periódicos eletrônicos disponíveis em bases de dados e outras fontes de informação virtuais, que amplia esse quantitativo, tem uma diversidade de assuntos e enriquece as áreas de conhecimento.

O Cesupa disponibiliza bases de dados referenciais com resumos e bases com texto completo de artigos de periódicos, livros, obras de referência etc..

Na área da saúde está disponível a base E-volution que oferece um acervo composto por cerca de 500 títulos de livros e milhares de conteúdos complementares como vídeos, imagens, animações, bancos de questões, entre outros, da Elsevier publicados no mercado brasileiro e internacional, abrangendo diversas áreas da saúde: Medicina, Enfermagem, Odontologia, Medicina Veterinária, Fisioterapia, Nutrição, Farmácia e ainda, os títulos de Ciências Básicas de Medicina. Essa plataforma oferece aos usuários acesso ilimitado, ininterrupto via internet permitindo baixar o livro em seu dispositivo móvel fazendo a leitura de qualquer lugar, a qualquer hora; acesso multiusuário, on-line e off-line, local e remoto; um livro por aluno na biblioteca, com acervo individual e personalizado; um acervo digital constantemente atualizado, com novas edições adicionadas automaticamente.

A Biblioteca possui também o acesso parcial ao Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com importantes bases de dados disponíveis para o CESUPA, dentre as quais: as bases da Thomson Reuters: Derwent Innovations Index (DII), Journal Citation Reports (JCR) e a Web of Science; as bases da ProQuest; ASSIA - Applied Social Sciences Index and Abstracts; BioOne; ESA - Ecological Society of America; ERIC - Education Resources Information Center; HighWire - HighWire Press; NCJRS - National Criminal Justice Reference Service Abstracts; JSTOR, RSJ - Royal Society Journals; MAL - Mary Ann Liebert; SAGE; SPIE; Springer; WILEY; SPRINGER.

É disponibilizado também, no website do SIBIC/CESUPA conteúdo científico de acesso livre visando a ampliar o universo da pesquisa à comunidade da instituição. Inclui bases de dados nacionais e internacionais, em áreas específicas e multidisciplinares, referenciais e com texto completo; periódicos eletrônicos e e-books selecionados nas áreas dos cursos de graduação e pós-graduação do CESUPA.

4. Política de atualização, ampliação e informatização do acervo

A atualização e ampliação do acervo das bibliotecas do CESUPA visam a atender a demanda de forma permanente, a ampla cobertura das áreas da instituição e a diversidade de suportes informacionais.

A política de aquisição de livros consiste no atendimento das solicitações semestrais enviadas pelos coordenadores dos cursos de graduação e pós-graduação da instituição com o referendo do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e tem como base as bibliografias básica e complementar indicadas no PPC e Planos de Ensino dos professores.

Quanto aos periódicos, o CESUPA prioriza a assinatura de periódicos eletrônicos e bases de dados nas áreas dos cursos de graduação e pós-graduação. Além da compra do material informacional a ampliação do acervo se dá por meio da doação de obras, porém com o estabelecimento de alguns critérios de recebimento como: a pertinência do assunto da obra para os cursos, estado de conservação, data de publicação, idioma pouco acessível, valor histórico e para suprir falhas nas coleções de periódicos.

O acervo das bibliotecas, incluindo os livros, encontra-se totalmente tombado junto ao patrimônio da instituição e informatizado segundo os padrões internacionais estabelecidos utilizando o software Bibliothéke, desenvolvido in house, que gerencia os acervos e serviços das bibliotecas do CESUPA. Para o cadastramento automatizado do acervo são utilizados os seguintes instrumentos: Classificação Decimal de Dewey (CDD), Classificação Decimal de Direito, de Dóris de Queiroz Carvalho, Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2) e Cabeçalhos de Assunto da Library of Congress – Library of Congress Subject Headings (LCSH). Os materiais informacionais, preparados com etiquetas de lombada e código de barras estão disponíveis para consulta local e via internet por meio do Catálogo On-line, para empréstimo, renovação e reserva presencial e on-line.

5. Área Física

A Biblioteca ocupa uma área física de 605,00 m² distribuída em área do acervo onde está armazenado adequadamente em estantes de aço de dupla face, salas de estudo em grupo, cabines individuais, salão de leitura, laboratório com computadores para pesquisas acadêmicas, balcão de atendimento para a orientação, apoio ao usuário e execução do serviço de Circulação (empréstimo, devolução, renovação, reserva etc.), sala do serviço de Referência, para a prestação de serviços técnicos por bibliotecário, sala da Coordenação do SIBIC/CESUPA e sala do processamento técnico centralizado do acervo.

Está instalada em um único andar e possui adequação às pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida. Os alunos têm à disposição um Setor de Reprografia.

6. Formas de acesso e utilização

As bibliotecas do CESUPA prestam serviços à comunidade universitária interna da Instituição e à comunidade externa por meio da consulta ao seu acervo, atendendo as necessidades de informação presencial e virtual. O empréstimo domiciliar é exclusivo à comunidade vinculada à instituição (ver Regimento e Normas do Serviço de Circulação).

As bibliotecas oferecem à comunidade universitária interna o acesso à internet gratuito, administração de e-mail, digitação de trabalhos e pesquisa nos laboratórios de pesquisas acadêmicas. Oferece também, o acesso eletrônico ao catálogo on-line dos acervos das Bibliotecas do CESUPA, a bases de dados e periódicos eletrônicos, disponível na internet 24h, por meio do website. As bibliotecas possuem terminais de consulta disponíveis em suas instalações.

A Biblioteca José Malcher possui Sistema Antifurto eletromagnético com duas antenas, que é uma tecnologia de identificação automática do acervo, por meio de dispositivos chamados de tags (Etiquetas Eletromagnéticas). Esse sistema possibilita o livre acesso ao acervo e garante a sua integridade física.

 
Bibliotecas do SIBIC/CESUPA
Coordenação
Biblioteca José Malcher
Tel: 91 4009-9136
E-mail:
coord-sibic@cesupa.br
Biblioteca José Malcher
Tel: 91 4009-9125
E-mail:
biblioteca-jm@cesupa.br
Biblioteca Nazaré
Tel: 91 4009-2115
E-mail:
biblioteca_nz@cesupa.br
Biblioteca João Paulo do Valle Mendes
Tel: 91 3205-9025/9028
E-mail:
biblioteca-ab@cesupa.br
Biblioteca Alcindo Cacela - Escola de Direito
Tel: 91 4009-9181
E-mail:
biblioteca-ac@cesupa.br
Biblioteca Alcindo Cacela – ARGO
Tel: 91 4009-9302
E-mail:
biblioteca-ar@cesupa.br