Siga            



Biblioteca Nazaré

 

1. Caracterização

O Sistema Integrado de Bibliotecas do Centro Universitário do Estado do Pará (SIBIC/CESUPA) é constituído pelas bibliotecas universitárias dos campi: Alcindo Cacela – ARGO, Alcindo Cacela – Escola de Direito, José Malcher, Nazaré e do Campus João Paulo do Valle Mendes com a missão de promover o funcionamento sistêmico em rede das bibliotecas, facilitando o acesso à informação presencial e virtual à comunidade acadêmica, contribuindo para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão do CESUPA.

A biblioteca do campus Nazaré atende aos cursos de Farmácia e Nutrição. Presta serviços à comunidade universitária interna da Instituição e à comunidade externa pela disponibilização do seu acervo por meio da consulta, atendendo as necessidades de informação presencial e virtual.

Os serviços disponíveis aos usuários são: consulta local; catálogo online para pesquisa à base do acervo das bibliotecas, com acesso local e remoto; acesso ao website do SIBIC; acesso local e remoto, 24h às fontes de pesquisa online; acesso ao Portal de Periódicos da Capes; empréstimo domiciliar; renovação e reserva de livros presencial e online; orientação na normalização de trabalhos acadêmicos; elaboração de dados internacionais de catalogação na publicação de trabalhos acadêmicos defendidos na CESUPA e de obras editadas pela Editora CESUPA; orientação ao usuário quanto à recuperação da informação; levantamento bibliográfico; comutação bibliográfica; alerta de periódicos; palestras, visitas orientadas e treinamentos quanto ao uso e recursos informacionais das Bibliotecas do SIBIC/CESUPA; orientação e treinamento quanto ao uso e recursos de bases de dados referenciais e texto completo, de acesso livre e restrito; serviços de mensagens on-line e ouvidoria via internet, por meio do Coordenador, Professor e Aluno On-line. Além desses serviços os professores e alunos podem usufruir de todos os serviços nas demais bibliotecas do SIBIC/CESUPA.

2. Horário e Endereço

O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira de 8h às 20h, ininterruptamente, e sábado de 8h às 12h.
Av. Nazaré, n. 630  Bairro: Nazaré
CEP: 66035-170 Belém – Pará – Brasil
Tel.: (91) 4009-2115
E-mail: biblioteca_nz@cesupa.br

3. Acervo de livros e periódicos

O acervo das bibliotecas é formado por livros, periódicos, trabalhos de conclusão de curso de graduação (TCs), dissertações, teses, obras de referência, nos suportes impresso, digital e online.

Atualmente, o acervo físico total das bibliotecas é constituído de 30.596 títulos com 100.051 exemplares (até 31 de dezembro de 2019) incluindo todos os tipos de materiais informacionais como: livros, periódicos impressos, CDs, DVDs, trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses e outros.

O acervo da Biblioteca Nazaré é composto por 6.317 títulos com 17.985 exemplares (até 31 de dezembro de 2019), incluindo livros, periódicos impressos e eletrônicos, Coleção Amazônia, TCs, dissertações, CDs e DVDs.

A instituição possui acervo virtual com um rico conteúdo de livros e periódicos eletrônicos disponíveis em bases de dados e outras fontes de informação virtuais, que amplia esse quantitativo, tem uma diversidade de assuntos e enriquece as áreas de conhecimento.

O Cesupa disponibiliza bases de dados referenciais com resumos e bases com texto completo de artigos de periódicos, livros, obras de referência etc.

Na área da saúde está disponível a base E-volution que oferece um acervo composto por cerca de 500 títulos de livros e milhares de conteúdos complementares como vídeos, imagens, animações, bancos de questões, entre outros, da Elsevier publicados no mercado brasileiro e internacional, abrangendo diversas áreas da saúde: Medicina, Enfermagem, Odontologia, Medicina Veterinária, Fisioterapia, Nutrição, Farmácia e ainda, os títulos de Ciências Básicas de Medicina. Essa plataforma oferece aos usuários acesso ilimitado, ininterrupto via internet permitindo baixar o livro em seu dispositivo móvel fazendo a leitura de qualquer lugar, a qualquer hora; acesso multiusuário, on-line e off-line, local e remoto; um livro por aluno na biblioteca, com acervo individual e personalizado; um acervo digital constantemente atualizado, com novas edições adicionadas automaticamente.

A Biblioteca possui também o acesso parcial ao Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com o acesso a mais de 100 bases de dados disponíveis para o CESUPA, dentre as quais: as bases da Thomson Reuters: Journal Citation Reports (JCR) e a Web of Science e as bases da ProQuest. E mais: BioOne; ERIC - Education Resources Information Center; HighWire - HighWire Press; NCJRS - National Criminal Justice Reference Service Abstracts; Nature; RSJ - Royal Society Journals; PsycINFO da American Psychological Association (APA); Journals@Ovid Full Text; Karger; SAGE; SPIE; Springer Link; Wiley Online Library; Galegroup; Elsevier ScienceDirect. A base de dados mais recente, disponibilizada para o Cesupa é a Emerald com mais de 310 títulos de periódicos com foco nas Ciências Humanas e Sociais.

É disponibilizado também, no website do SIBIC/CESUPA conteúdo científico de acesso livre visando a ampliar o universo da pesquisa à comunidade da instituição. Inclui bases de dados nacionais e internacionais, em áreas específicas e multidisciplinares, referenciais e com texto completo; periódicos eletrônicos e e-books selecionados nas áreas dos cursos de graduação e pós-graduação do CESUPA.

4. Política de atualização, ampliação e informatização do acervo

A atualização e ampliação do acervo das bibliotecas do CESUPA visam a atender a demanda de forma permanente, a ampla cobertura das áreas da instituição e a diversidade de suportes informacionais.

A política de aquisição de livros consiste no atendimento das solicitações semestrais enviadas pelos coordenadores dos cursos de graduação e pós-graduação da instituição com o referendo do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e tem como base as bibliografias básica e complementar indicadas no PPC e Planos de Ensino dos professores.

Quanto aos periódicos, o CESUPA prioriza a assinatura de periódicos eletrônicos e bases de dados nas áreas dos cursos de graduação e pós-graduação. Além da compra do material informacional a ampliação do acervo se dá por meio da doação de obras, porém com o estabelecimento de alguns critérios de recebimento como: a pertinência do assunto da obra para os cursos, estado de conservação, data de publicação, idioma pouco acessível, valor histórico e para suprir falhas nas coleções de periódicos.

O acervo das bibliotecas, incluindo os livros, encontra-se totalmente tombado junto ao patrimônio da instituição e informatizado segundo os padrões internacionais estabelecidos utilizando o software Bibliothéke, desenvolvido in house, que gerencia os acervos e serviços das bibliotecas do CESUPA. Para o cadastramento automatizado do acervo são utilizados os seguintes instrumentos: Classificação Decimal de Dewey (CDD), Classificação Decimal de Direito, de Dóris de Queiroz Carvalho, Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2) e Cabeçalhos de Assunto da Library of Congress – Library of Congress Subject Headings (LCSH). Os materiais informacionais, preparados com etiquetas de lombada e código de barras estão disponíveis para consulta local e via internet por meio do Catálogo On-line, para empréstimo, renovação e reserva presencial e on-line.

5. Área Física

A Biblioteca ocupa uma área física de 318,82 m² distribuída em área do acervo onde está armazenado adequadamente em estantes de aço de dupla face, salas de estudo em grupo, cabines individuais, salão de leitura, balcão de atendimento para a orientação, apoio ao usuário e execução do serviço de Circulação (empréstimo, devolução, renovação, reserva etc.), sala do serviço de Referência, para a prestação de serviços técnicos por bibliotecário e Laboratório de Pesquisas Acadêmicas, em espaço próprio, em frente à Biblioteca.

6. Formas de acesso e utilização

As bibliotecas do CESUPA prestam serviços à comunidade universitária interna da Instituição e à comunidade externa por meio da consulta ao seu acervo, atendendo as necessidades de informação presencial e virtual. O empréstimo domiciliar é exclusivo à comunidade vinculada à instituição (ver Regimento e Normas do Serviço de Circulação).

As bibliotecas oferecem à comunidade universitária interna o acesso à internet gratuito, administração de e-mail, digitação de trabalhos e pesquisa nos laboratórios de pesquisas acadêmicas. Oferece também, o acesso eletrônico ao catálogo on-line dos acervos das Bibliotecas do CESUPA, a bases de dados e periódicos eletrônicos, disponível na internet 24h, por meio do website. As bibliotecas possuem terminais de consulta disponíveis em suas instalações.
A Biblioteca do campus Nazaré adota o sistema semiaberto às estantes do acervo.

Os alunos têm à disposição um Setor de Reprografia.

 

 

Bibliotecas do SIBIC/CESUPA
Coordenação
Biblioteca José Malcher
Tel: 91 4009-9136
E-mail:
coord-sibic@cesupa.br
Biblioteca José Malcher
Tel: 91 4009-9125
E-mail:
biblioteca-jm@cesupa.br
Biblioteca Nazaré
Tel: 91 4009-2115
E-mail:
biblioteca_nz@cesupa.br
Biblioteca João Paulo do Valle Mendes
Tel: 91 3205-9025/9028
E-mail:
biblioteca-ab@cesupa.br
Biblioteca Alcindo Cacela - Escola de Direito
Tel: 91 4009-9181
E-mail:
biblioteca-ac@cesupa.br
Biblioteca Alcindo Cacela – ARGO
Tel: 91 4009-9302
E-mail:
biblioteca-ar@cesupa.br