A Clínica Integrada de Propriedade Intelectual, Tradicionalidade, Territorialidade e Sociobioeconomia - CIPÓS é um espaço interdisciplinar do Cesupa voltado para a proteção e valorização dos conhecimentos tradicionais, e promoção da territorialidade tradicional e da sociobioeconomia na Amazônia. Para isso, conecta a prática acadêmica às demandas das comunidades tradicionais, contribuindo para assegurar seus direitos culturais e econômicos e promovendo sua autonomia e protagonismo.
A Clínica tem como objetivo promover a proteção jurídica, a valorização cultural e o fortalecimento das comunidades tradicionais da Amazônia, por meio da preservação dos seus conhecimentos, territórios e práticas produtivas, e da promoção do protagonismo regional.
No espaço, docentes e estudantes de graduação e pós-graduação do Cesupa, de cursos como Direito, Administração e Psicologia, entre outros, oferecem serviços de capacitação, assistência jurídica e registro de marcas e patentes para comunidades tradicionais da região (povos indígenas, comunidades quilombolas e populações ribeirinhas, entre outras), organizações comunitárias, cooperativas e associações, além de realizar ações em parceria com instituições públicas, ONGs e empresas interessadas no fortalecimento da bioeconomia, territorialidade e etnodesenvolvimento.
Áreas de atuação
- Proteção do Conhecimento Tradicional
- Territorialidade
- Sociobioeconomia
- Direito Ambiental
- Direitos Humanos
- Direito Agrário
Serviços ofertados
- Capacitação sobre temas como propriedade intelectual, territorialidade e empreendedorismo
- Assistência jurídica, com orientação sobre proteção de saberes tradicionais e suporte para estruturação de modelos de sociobioeconomia
- Registro de marcas coletivas, indicações geográficas e patentes
- Emissão de pareceres técnicos em projetos internos e externos