Notícias

Fique por dentro de todas as novidades.

Cesupa na COP30: debate sobre as mudanças climáticas será amplificado com participações estratégicas durante a conferência

7 de Novembro de 2025
Erica Marques
Cesupa na COP30: debate sobre as mudanças climáticas será amplificado com participações estratégicas durante a conferência

De 10 a 21 de novembro de 2025, Belém sedia a 30ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). Considerado o principal evento mundial de combate à crise do clima, o encontro representa um marco para a Amazônia, ao oferecer uma oportunidade única de posicionar a região e suas populações como protagonistas na busca por soluções para a preservação ambiental. Nesse contexto de debates estratégicos, o Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) se empenha em participar das ações que acontecem em torno do evento.

Um dos destaques é a presença da instituição na Blue Zone, espaço oficial de negociações da Organização das Nações Unidas (ONU). Docentes do Cesupa integrarão o painel “Food Roots Pavilion” e participarão de mobilizações voltadas para ciência, inovação e sustentabilidade. A atuação estende-se ainda à Green Zone, onde o centro universitário marcará presença em três painéis no Pavilhão Pará.

Em paralelo à programação oficial da COP30, o Cesupa promoverá uma série de atividades em seus campi, incluindo iniciativas com outras entidades, imersões e demais ações acadêmicas. Também ganha destaque a apresentação do Mapa das Casas da COP – ferramenta lançada para facilitar o acompanhamento das ações locais e que tem alcançado crescente visibilidade.

Para a comunidade acadêmica, a participação no evento é de valor imensurável. Estudantes e pesquisadores terão a oportunidade de vivenciar os principais debates globais, estabelecer conexões com especialistas internacionais e aplicar seus conhecimentos em contextos reais e de alto impacto.

A imersão no contexto da COP30 não apenas enriquece a formação, como também inspira novas linhas de investigação e fortalece o papel do Cesupa como agente transformador. “Estar nesse momento significa reafirmar o nosso papel como uma instituição de educação no ensino superior comprometida com as nossas comunidades e com a formação de profissionais conscientes do seu papel na construção de um futuro mais sustentável. Esse debate interage diretamente com a nossa formação acadêmica, pois acreditamos que a educação é um agente transformador e que a Amazônia é um território de inovação”, explicou a profa. Suze Oliveira, Head de Inovação e Sustentabilidade do Cria e integrante do Comitê COP30 do Cesupa.

A participação do centro universitário na COP30 consolida uma trajetória alinhada à sua missão institucional, reforçando o compromisso com a sustentabilidade, a bioeconomia e os negócios de impacto. Esse engajamento se reflete em um amplo portfólio de iniciativas regionais, como os já implementados ao longo deste ano: o Programa Cesupa Sustentável, o curso Amazônia Estratégica, o encontro Diálogos Amazônia e Clima, o Amazon Hacking – Clima, Cidade e Bioeconomia e o projeto de construção da Paper Log House, em parceria com Japan House São Paulo.

Para acompanhar as ações do Cesupa previstas para a COP30, bem como as iniciativas já realizadas, acesse a nova página do Cria Cesupa – Ecossistema de Inovação e Sustentabilidade.